
O direito de cada criança e de cada adolescente a praticar esporte e ao lazer está previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), na Constituição Federal do Brasil (1988) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Além de ser um direito, o esporte pode ser um fator decisivo para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes e oferecer condições fundamentais para o pleno desenvolvimento de meninos e meninas que o praticam, podendo contribuir também para mudanças de comportamentos sociais.
No entanto, para além do desafio da universalização de todos os direitos para crianças e adolescentes, a garantia do direito ao esporte e lazer, como vetor de desenvolvimento integral, requer também a observância das condições a que estão submetidas crianças e adolescentes que já praticam estas atividades, particularmente as esportivas, seja profissionalmente ou não, garantindo que sejam assegurados direitos à saúde, à educação, à convivência familiar e comunitária e à integridade física e psicológica, dentre outros.
Atair dos Santos "Seda" Atleta e Associado do CSSEX - Clube dos Sub Tenentes e Sargentos do Exército de Curitiba, visando divulgar e fortalecer o esporte da bocha na capital paranaense, vem estimulando a participação de jovens, nas últimas semanas os garotos Vinicius, Iago e Victor fazem parte dos treinos das terças e quintas feiras do "veterano" atleta, que conta com o apoio dos pais e bochófilos do clube.
Conforme narrativas do Atleta para está matéria, "no futuro próximo atrair mais jovens e idealizar uma escolinha, com o apoio da diretoria, bochófilos e entidades ligadas ao esporte da bocha".
No Paraná, o Atleta Denizart Júnior da Cidade de Únião da Vitória, já conta com uma escolinha, com a participação de meninos e meninas de 10 a 17 anos, atividade desenvolvida no Ferroviário Esporte Clube, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes do Munícipio.
Vilian TD - BOCHA CURITIBA
Fonte: Gary Stahl Representante do UNICEF no Brasil